Wellcome

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Só Retratos...Sem Canções


"Vou colecionar mais um soneto/outro retrato em branco e preto/a maltratar meu coração."
Chico Buarque em "retrato em branco e preto"


Andei visitando blogs de alguns famosos. Entrei no blog de Bruno Medina, ex-tecladista do Los Hermanos e também no blog de Zeca Camargo, ele mesmo, o do Fantástico. Só então me dei conta de como escrevo mal e de que a inveja é realmente uma m...Achei incrível como o Bruno discorreu sobre a sintonia entre as capas de disco e as músicas contidas nos mesmos. Quanto ao Zeca, achei fantástico(sem trocadilho) o seu texto fluente, cheio de reviravoltas e beirando a prolixidade. Mas, prolixidade é coisa de quem tem o que dizer... ou não? Eu acho interessante esses caras que conseguem enxergar inflexões filosóficas Kantianas em filmes que para mim não passam de entretenimento puro e simples, como quando um crítico de cinema do jornal O Globo escreveu sobre o filme de animação "a noiva cadáver" de Tim Burton: "O filme é um tapa na cara das convenções sociais". Eu não vi nada além de pura diversão.

O fato é que depois de ter caido em mim de como o meu texto é pobre e inculto, quase que eu desisti de escrever por aqui. Me passou pela cabeça a idéia de mudar o nome do blog para "retratos" em vez de "retratos e canções", e assim, passar a só postar imagens, afinal de contas, uma imagem não vale por mil palavras? Assim também não correria o risco de ser processado pela dupla Sullivan e Massadas, de quem eu "roubei" o título da canção que ficou famosa na voz da Sandra de Sá e coloquei como título do blog.

Aí eu fiquei lembrando de canções que falam sobre "retratos" para poder encher lingüiça e prolongar um pouco mais o texto e tentar me igualar ao Zeca Camargo pelo menos em número de palavras. Lembrei-me de "me liga" dos Paralamas, que diz: "eu não te peço outra coisa, só uma chance/pus no meu quarto seu retrato na estante". Lembrei-me de "vamos fazer um filme" da Legião Urbana, na qual Renato Russo canta: "achei um 3x4 teu e não quis acreditar/que tinha sido a tanto tempo atrás", e por falar em 3x4 me lembrei também de "fotografia 3x4" de Belchior, onde ele narra os preconceitos contra os nordestinos que vem para o sul/sudeste em busca de melhores condições de vida. Em "retrato de um playboy" Gabriel O Pensador faz o retrato falado de um desses "pitboys" filhinhos de papai que infestam os bailes da zona sul carioca. Em "chão de giz", por sinal belíssima canção, Zé Ramalho canta sobre "fotografias recortadas de jornais de folhas, amiúde" e em outra linda canção, essa internacional, a banda inglesa The Cure canta em " pictures of you": "eu estive a tanto tempo/olhando para suas fotos/que quase acredito que elas são reais..."

Bem, todas essas canções, retratos e fotografias renderam pelo menos mais um parágrafo. Mas vou ficando por aqui mesmo...Quem nasceu para Thadeusz nunca chegará a Zeca. Mas, tudo bem. O meu consolo é que quando eu entro nos blogs dos não famosos eu vejo tanta abobrinha e falta de conteúdo(salvo raras exceções) que sou obrigado a reconhecer: "é... até que o meu blog é bem legal...".

Nenhum comentário: