Wellcome

terça-feira, 1 de abril de 2008

Elvis Não Morreu


"Sônia Braga é feia/não é boa/já não morre peixe/na lagoa/passa todo mundo no vestibular/o amor vai se acabar/carnaval agora é um dia só/sem censura e guaraná em pó."
Erasmo Carlos, em "pega na mentira"


O Pink Floyd vai se reunir com sua formação original e vai fazer um show gratuito no Aterro do Flamengo ainda esse mês.

Os Beatles vão entrar em estúdio para gravar um disco só com canções inéditas. Paul McCartney e Ringo Star mais dois médiuns, um encorporando Jonh Lennon e outro encorporando George Harrisson, vão se reunir para gravar canções compostas por Lennon no além e que foram psicografadas pelo tal médium que o recebe.

Essas duas notícias aí em cima são mentiras descaradas, afinal de contas, hoje é 1º de abril, o dia da mentira. Por isso, segui o exemplo dos versos do Erasmo que eu citei na introdução. Essa canção do Tremendão fez muito sucesso na década de 80 desfilando uma série de mentiras como "Zico tá no Vasco" e "acabou-se a inflação". A verdade (verdade?) é que o dia da mentira virou tradição. Dizem que o ano novo era comemorado no dia 25 de março, e suas festividades se estendiam até o dia 1º de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo fosse comemorado no dia 1º de janeiro. Alguns franceses resistiram à idéia e continuaram a comemorar um ano novo "de mentirinha" em 1º de abril dando origem ao "dia da mentira" ou "dia dos bobos".
O título desta postagem é uma das mentiras mais conhecidas do mundo rock, embora muita gente acredite que é verdade. Se bem que é verdade mesmo quando se fala do mito, de todo o fanatismo que se criou em torno do rei do rock. Tanto é que, todos os anos, milhares de fãs fazem peregrinações até Graceland, a mansão onde Elvis vivia. E tem os covers do rei, os Elvis de mentirinha que são bem parecidos com o original, e que se reunem em festivais ao redor do planeta anualmente. Olhando por esse lado, Elvis continua mesmo mais vivo do que nunca.Mas tem uma outra mentira não tão célebre quanto essa no mundo do rock, mas que já povoou as publicações do gênero. É uma que diz que Paul McCartney na verdade(verdade?) está morto, e que na capa do álbum "Sargent Peppers" tem um monte de referências à morte de Paul, mas, como se sabe, Paul está bem vivo e pagando uma pensão milionária à sua ex-mulher.

"A mentira tem perna curta.", Esse é um dito bem popular e etm um outro provérbio, não me lembro se é árabe ou chinês que diz: "ninguém acredita no mentiroso. Mesmo quando ele fala a verdade.". Pra falar a verdade(rsrs)todos nós já dissemos alguma mentira em algum ponto de nossas vidas. E, se a exemplo de Pinóquio, a mentira provocasse o crescimento nasal, certamente haveriam muitos narigudos circulando por aí. Mas ninguém gosta de ser vítima de uma mentira. Renato Russo cantou em "quase sem querer" que "mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira" e em "eu sei" ele cantou assim: "um dia pretendo/tentar descobrir/por que é mais forte/quem sabe mentir/não quero lembrar/que eu minto também." mas todo mundo sabe que a mentira não tem força nenhuma e que no fundo o que nós queremos é saber a "verdadeira verdade" como cantou o pessoal do Cidade Negra em "falar a verdade". E que todos nós um dia esperamos ver nas manchetes dos jornais a seguinte notícia: "CHEFES DE TODAS AS NAÇÕES REUNIRAM-SE NA SEDE DA ONU E DECIDIRAM INVESTIR TODO O ORÇAMENTO MILITAR DE SEUS PAÍSES NA ERRADICAÇÃO DA FOME E DA MISÉRIA NO MUNDO." E que esse dia não seja 1º de abril.

Nenhum comentário: