Wellcome

quarta-feira, 13 de junho de 2007

A Espera


"eu tô na lanterna dos afogados/eu tô te esperando/vê se não vai demorar!"
Paralamas do Sucesso, em "lanterna dos afogados"

A espera

Há algum tempo atrás, a MTV brasileira fez uma enquete com a pergunta: "qual música você colocaria como música de espera em seu telefone?" as respostas foram das mais variadas, como era de se esperar (sem trocadilho). a tendência das pessoas é colocar a "música da hora" ou então sua música favorita. Mas o ideal seria colocar uma música que falasse justamente de "espera" como o trecho dos Paralamas que eu citei aí na introdução. Uma outra boa opção seria uma música da extinta banda mineira Virna Lisi , que dizia assim: "vou esperar só mais uma hora depois desse minuto/vou esperar só mais duas horas depois desse minuto de silêncio...". mas a que eu colocaria, seria uma de outra banda extinta, a Little Quail and the Mad Birds que dizia assim: "espera um pouco/ só me espera mais um pouco/ só espera eu me arrumar/ escovar os dentes e cagar..." não é ótima?
Não existe música mais perfeita para tal.
O certo é que não existe nada mais desagradável do que esperar. Seja ao telefone, seja no ponto de ônibus, na fila do banco ou no consultório médico. E até mesmo a espera por coisas boas e agradáveis, às vezes nos causam tanta ansiedade que acaba nos incomodando. É como disse o sábio: “o tempo é demasiado lento para os que esperam; veloz para os que temem; prolongado para os que sofrem; curto para os que se divertem; mas, para os que amam, o tempo não conta.”
A espera por um amor, ou pela volta da pessoa amada já rendeu algumas boas canções como a belíssima "wait in vain" de Bob Marley (eu não quero esperar em vão pelo seu amor), ou "sentado à beira do caminho" de Roberto e Erasmo: "eu não posso mais ficar aqui/a esperar/ que um dia você volte/volte para mim". A banda Plebe Rude, na década de oitenta fez muito sucesso com a canção de protesto "até quando esperar?", e os Tribalistas cantaram: "passe em casa/ tô te esperando, tô te esperando...".
Na lendária canção "pra não dizer que não falei de flores" Geraldo Vandré cantou: "vem,
vamos embora/que esperar não é saber/quem sabe faz a hora/não espera acontecer" mas isso é meio relativo... se você estiver na fila do banco, ou do INSS, e tentar "fazer a hora" e não "esperar acontecer", o mínimo que você vai conseguir é um olho roxo.
É claro que você não vai ficar sentado em casa esperando que tudo lhe caia dos céus, mas tem certas situações em que não adianta mesmo apressar as coisas, e então só nos resta mesmo Ter muita paciência para esperar.
E por fim, tem a espera derradeira, que é a espera pela hora da nossa morte(amém), mas essa ninguém liga de ficar esperando (se bem que tem alguns apressadinhos que vão ao encontro dela). Enfim, enquanto essa dona sinistra não chega, é melhor a gente cantar como o Raul Seixas: "eu que não me sento/no trono de um apartamento/com a boca escancarada, cheia de dentes/ esperando a morte chegar...".

Nenhum comentário: