Wellcome

segunda-feira, 11 de junho de 2007


Bezerra da silva
"fui morar na favela porque não tinha onde morar, e não podia morar andando"


Casa

Ah! O sonho da casa própria! Trabalhar, e pagar durante anos aquela prestação do BNH ou da Caixa Econômica, tudo para Ter o prazer de um dia poder pendurar aquela plaquinha com as famosas palavras: "lar, doce lar", afinal de contas, o lar de um homem é o seu castelo.
Elis Regina só queria "uma casa no campo" onde ela pudesse plantar (plantar?) seus amigos, seus livros, seus discos e nada mais. Quanto ao Milton Nascimento, esse parece que morava de aluguel, pois foi ele quem cantou " minha casa não é minha, e nem é meu esse lugar" num trecho de "travessia".
Houve um cantor obscuro chamado Gilson, que no meio da década de oitenta fez muito sucesso com uma música que dizia assim: "eu queria Ter na vida, simplesmente/um lugar de mato verde/pra plantar e pra colher;/Ter uma casinha branca, de varanda,/um quintal e uma janela/ só pra ver o sol nascer". A música era uma versão de um cantor estrangeiro ainda mais obscuro que o nosso Gilson, e que quase ninguém (inclusive eu) sabe seu nome. O Gilson sumiu, e nunca mais se ouviu falar dele, mas ninguém esquece a melodia e os versos que eu citei aí em cima, e muita gente sonhou com a tal casinha, num recanto bucólico.
A realidade é que não é fácil comprar, ou construir a casa dos sonhos, e depois de tudo, ainda se tem que comprar a mobília. Na música "o mundo anda tão complicado" Renato Russo descreve um casal às voltas com esse fato: "temos que consertar o despertador,/e separar todas as ferramentas,/porque a mudança grande chegou,/com o fogão e a geladeira e a televisão./não precisamos dormir no chão(até que é bom!)/mas a cama chegou na Terça,/e na Quinta chegou o som.".
E mais adiante, ele canta: "agora que temos nossa casa,/é a chave que eu sempre esqueço.". pois é, o duro é Ter que ficar trancado do lado de fora, depois de tanta luta pra se conseguir um teto. E por falar em teto, nunca é demais lembrar do movimento dos sem-teto, aquele pessoal que, pelo descaso dos governantes, não têm onde morar, e de vez em quando invadem condomínios vazios, causando muita confusão com os proprietários. E dá tristeza ao caminharmos pelos arredores da cidade, e vermos famílias inteiras morando debaixo dos viadutos. Mas, além destes, tem também os "flagelados da paixão" , os "retirantes do amor", e os "desempregados do coração", como cantou o Lulu Santos. Se você não está incluído entre estes últimos, então "jogue suas mãos para os céus,/e agradeça se acaso tiver/alguém que você gostaria que/ estivesse sempre com você,/ na rua, na chuva, na fazenda/ ou numa casinha de sapê.".
Sendo assim, "luz acesa, me espera no portão/ pra você ver que eu tô voltando pra casa".

Nenhum comentário: