Wellcome

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A Dança da Chuva


"que a chuva caia como uma luva,/um dilúvio, um delírio/
Que a chuva traga/alívio imediato"
Engenheiros do Havaí, em "alívio imediato"




Há alguns anos atrás, quando o tempo estava claro e firme, com dias de sol e noites estreladas, dizia-se que o tempo estava bom; quando o tempo estava nublado e com chuvas, o tempo estava ruim. Aí veio um período de estiagem prolongada, e começou a faltar água em muitas regiões, e para piorar ainda mais a situação, o nível dos reservatórios que abastecem as usinas hidrelétricas ficou muito baixo, fazendo-se necessário o racionamento de energia em vários estados. Desde então, os dias claros e de sol são "tempo bom", e os dias cinzentos e chuvosos... São tempo bom também. Daí faz sentido os versos dos Engenheiros, citados na introdução; e faz sentido também quando o Guilherme Arantes canta: "deixa chover/ ôôô deixa a chuva molhar...", ou quando o Jorge Benjor canta: "chove chuva/ chove sem parar...". E esse mesmo Benjor também cantou assim: "lá fora está chovendo/mais assim mesmo eu vou correndo/só pra ver o meu amor..." pois a chuva também inspira canções de amor... Ou de solidão, como a canção "me chama", do Lobão: "chove lá fora e aqui/faz tanto frio/me dá vontade de saber/onde está você/me telefona/me chama/me chama/ me chama...". É comum dizer que na ausência da pessoa amada, o sol não brilha. Por isso, nas canções de "dor de cotovelo", a chuva é muito associada às lágrimas. Na canção "crying in the rain" (chorando na chuva), gravada pelo grupo A-Ha, o personagem diz que vai ficar chorando na chuva, pois ele tem o seu orgulho, e não quer que a pessoa amada perceba que ele está chorando. E estando ele na chuva, sua amada não conseguirá distinguir o que é lágrima e o que é chuva. Esse artifício, aliás, já foi usado pelo Roberto Carlos na música "sentado à beira do caminho" : "...minhas lágrimas e os pingos desta chuva/se confundem no meu pranto",
E também na música "chuva fina no meu pára-brisa" : "...visibilidade distorcida/pela lágrima caída/pela dor da solidão". Sem falar na canção "lágrimas e chuva" do Kid Abelha, que não é propriamente uma canção de "dor de cotovelo" , mas molha tudo.
A verdade é que chuva é sinônimo de fartura. Até no mundo do rock. A região de Seattle, nos Estados Unidos, é famosa pela proliferação de bandas como Nirvana, Alice in Chains, Pearl Jam, Soundgarden, Ted, Mudhoney, Green River, Mother Love Bone, Temple of the Dog e etc.. E a explicação para essa fartura de bandas veio de um integrante do Mudhoney: "é que por aqui chove o tempo todo, então a galera fica sem Ter o que fazer e monta uma banda de rock e fica ensaiando na garagem".
Enfim, se chuva é sinônimo de fartura e de boas colheitas, a imagem que devemos guardar dela é a imagem de Gene Kelly com seu guarda-chuva dançando e cantando "singing in the rain" feliz da vida no filme "cantando na chuva". Se no período de seca, os índios norte-americanos fazem a dança da chuva pedindo para que os deuses reguem a terra, a dança de Gene Kelly, ao contrário, parece uma celebração, um agradecimento aos céus pelo bálsamo que ajuda a sustentar a vida no planeta Terra. Deixa chover que é bom!
Hit Parade "chuvoso":
"a voz da chuva" Barão Vermelho
"it's raining again" Supertramp
"rain" Madonna
"purple rain" Prince
"chorando no campo" Lobão
"have you ever seen the rain" e "who'll stop the rain" Credence Clearwater Revival
"temporal de amor" Leandro e Leonardo (Arrghhh!)

Nenhum comentário: